terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

 
Top Music inicia projeto de Musicalização Infantil na Escola Pequeno Estudante.
 

Na foto alunos do 2ª período da Educação Infantil da instituição de ensino

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ensino de música nas escolas


Partituras musicais e instrumentos já podem fazer parte da lista de material escolar do seu filho. E não estranhe se ele estiver praticando percussão e argumentar que é lição de casa. O ensino de música, tão importante para o estímulo da criatividade infantil, tornou-se novamente obrigatório nas escolas.
Sancionada no dia 18 de agosto de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei nº 11.769 passou a valer para o ensino fundamental e médio de todas as escolas brasileiras, que têm, a partir de então, 3 anos para adaptar seu currículo na área de artes. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que determina o aprendizado de arte, mas não especifica o conteúdo.

O ensino de música já fez parte dos currículos escolares, mas foi retirado na década de 1970. O projeto de lei para o retorno dessa disciplina foi proposto pela senadora Roseana Sarney e surgiu com a mobilização do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música (GAP), formado por 86 entidades, como universidades, associações e cooperativas de músicos. O objetivo não é formar músicos profissionais, mas sim, reconhecer os benefícios que esse ensino pode trazer para o desenvolvimento e a sociabilidade das crianças. Sandra Peres, do grupo Palavra Cantada, acha a decisão bastante válida, mas questiona a maneira com que a música será ensinada nas escolas. "O que realmente vai fazer diferença é a maneira com que as escolas despertarão o apreço das crianças pela música", diz. O importante, portanto, é que as aulas sejam baseadas na proximidade com o universo infantil. "Até 5 ou 6 anos de idade, o ideal é que elas tenham uma iniciação musical e sejam apresentadas a diferentes instrumentos musicais, para que, mais tarde, descubram de qual elas mais gostam", afirma Sandra.

Lula vetou o artigo que previa a formação específica de professores na área musical para ministrar a disciplina. A justificativa é que a música é uma prática social e, no Brasil, há diversos profissionais sem formação acadêmica específica ou oficial na área e que são reconhecidos nacionalmente. Paulo Gomes é professor de iniciação musical na Escola Estilo de Aprender e concorda que a formação superior em música não é o principal para definir um bom músico. "O importante é que o professor saiba passar conhecimentos teóricos e práticos para os alunos. E no momento de contratá-lo, cabe à escola verificar se ele se adapta à proposta curricular", diz.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Roland nas escolas


A Top Music faz parte do programa "Roland nas Escolas", destinado àquelas escolas que têm interesse em expandir as atividades de sua instituição aliando música e tecnologia. Para a Roland Brasil, esta é a melhor maneira de interagir com as escolas, pois estabelece um compromisso e comprometimento mútuo, criando uma parceria real e de longo prazo.
Através deste programa alunos e professores terem acesso a ótimos instrumentos tornando a aula mais dinâmica, com uma aprendizagem prática, criativa a inovadora.
Contribuir para o crescimento dos seus profissionais e como consequência também de seus alunos a Top Music sempre busca informações e novos contatos em empresas com credibilidade no segmento musical.

 A Top Music está entre as melhores!  E foi pensando em oferecer o melhor que a direção, hoje, faz parte do Caem- Centro de Apoio às Escolas de Música- instituição que auxilia as escolas de música a atuarem no mercado com um projeto mais abrangente no segmento musical.

O Caem tem como professora e criadora do material didático, Valéria Forte, a qual presta consultoria e apoio em: gestão administrativa, áreas pedagógica, de marketing e jurídica às escolas de música parceiras dessa instituição.
Valéria também auxilia no desenvolvimento de projetos de interesse geral das escolas de música em parcerias institucionais (no Brasil e no exterior); compras; desenvolvimento de eventos, seminários e encontros; desenvolvimento de um selo de qualidade para as escolas e professores de música.

Acesse http://www.escolasdemusica.com.br/cfc.asp e conheça um pouco mais desse trabalho...




Novidade na Top Music!


Aulas de violino e cavaquinho (ADULTO E INFANTIL).



Faça já sua inscrição!